Biografia

Onyx Lorenzoni é Médico Veterinário, formado em 1976, na Universidade Federal de Santa Maria/RS. Fez curso de aprimoramento em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade da Califórnia, em Davis/EUA, em 1993.

Onyx é sócio do Hospital Veterinário Lorenzoni onde, por mais de 20 anos, atuou como clínico e cirurgião de pequenos animais.

Foi fundador e presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários/RS (1984 a 1990), vice-presidente da Sociedade de Veterinária/RS, presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais/RS e vice-presidente da Federação Nacional dos Médicos Veterinários. Ele também fundou e presidiu a Associação Brasileira dos Consumidores de Alimentos, entidade que valorizava a atuação dos médicos veterinários na segurança dos alimentos de origem animal.

O primeiro acordo coletivo trabalhista de médicos veterinários no RS foi firmado durante a gestão de Onyx no Simvet.

Em 1994, Onyx foi eleito deputado estadual; se reelegeu em 1998. Na Assembleia Legislativa, foi titular da Comissão de Agricultura e Cooperativismo e propôs e presidiu a Comissão Especial da Inspeção e Fiscalização dos produtos de Origem Animal para Consumo Humano no RS. Autor da lei que institui a obrigatoriedade de exames laboratoriais para detecção de Aflatoxina em alimentos destinados à merenda escolar.

Em 2002, Onyx Lorenzoni foi eleito deputado federal e se reelegeu em 2006, 2010 e 2014, quando obteve 148.302 votos dos gaúchos, em reconhecimento ao seu trabalho. Onyx presidiu a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, em 2008, e se destacou defendendo os produtores rurais na questão do endividamento agrícola. Também é reconhecido como defensor do direito à propriedade. Quando da revisão do Código Florestal, ficou ao lado dos produtores e nos debates, é favorável à biotecnologia. Trabalha pela regulamentação da agroindústria familiar e é o autor da lei que estabelece regras para a produção do vinho colonial. Onyx também é autor dos projetos de lei para regulamentação da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal. Outros fatos relevantes: a proposição das eleições diretas para o Conselho Federal de Medicina Veterinária e o voto em separado contra o PL 1016/2015, que prevê a retirada de importantes atividades que são privativas dos médicos veterinários.

Reconhecido no Congresso Nacional como um dos melhores debatedores, há 13 anos, Onyx é apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - DIAP como um dos parlamentares mais influentes.

Como deputado federal, participou de 12 CPIs, com destaque para a dos Correios, quando foi relator das Normas de Combate à Corrupção, e a CPI da Petrobrás, onde, pela atuação dedicada, foi considerado um estudioso dos processos e dos relatórios de investigação dos atos ilícitos e irregulares na estatal, relacionados à corrupção, superfaturamento e gestão temerária.

Em 2016, teve destaque nacional como relator do projeto que transforma as 10 Medidas contra Corrupção propostas pelo Ministério Público Federal em lei.

Este ano, é titular das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, PL0827/15(Lei de Proteção de Cultivares), PL4850/16(Medidas de Combate à Corrupção) e Subcomissão - Cumprimento de Metas do Plano Nacional de Educação e suplente das comissões de Educação, PEC287/16(Reforma da Previdência), PL5864/16(Carreira da Receita Federal), PL6299/02(Regula Defensivos Fitossanitários).

Onyx Lorenzoni foi o primeiro líder do partido DEM na Câmara dos Deputados e vice-líder por vários anos. Atualmente, é presidente do Democratas no Rio Grande do Sul.

Livros publicados: Os 500 dias do PT no governo são outros 500 (2000); Discursos de Oposição (2004); Porto Alegre, uma Capital para o Mundo (2004); A Máfia da Estrela (2006); Fazendo a Diferença (2010); A Máfia da Estrela 2 - O Julgamento (2013).

Biografia(resumo) - Onyx Lorenzoni é veterinário, foi duas vezes deputado estadual no RS e está no 4° mandato como Deputado Federal. Menos impostos, direito à legítima defesa, segurança pública e combate à corrupção são suas principais marcas.
Reconhecido como um dos mais combativos parlamentares, Onyx fez parte de momentos históricos do país, como a CPMI dos Correios, que revelou o esquema do Mensalão, e a CPI da Petrobras. Ano passado, teve atuação destacada na relatoria do projeto das Medidas Contra a Corrupção e Enriquecimento Ilícito, baseado nas 10 medidas do MPF, que recolheram mais de 2 milhões de assinaturas.

Atualizado em 16/08/2017



Compartilhar Imprimir Enviar por e-mail