Biografia

Onyx Lorenzoni é Médico Veterinário, formado em 1976, na Universidade Federal de Santa Maria/RS. Fez curso de aprimoramento em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade da Califórnia, em Davis/EUA, em 1993.

Onyx é sócio do Hospital Veterinário Lorenzoni onde, por mais de 20 anos, atuou como clínico e cirurgião de pequenos animais.

Foi fundador e presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários/RS (1984 a 1990), vice-presidente da Sociedade de Veterinária/RS, presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais/RS e vice-presidente da Federação Nacional dos Médicos Veterinários. Ele também fundou e presidiu a Associação Brasileira dos Consumidores de Alimentos, entidade que valorizava a atuação dos médicos veterinários na segurança dos alimentos de origem animal.

O primeiro acordo coletivo trabalhista de médicos veterinários no RS foi firmado durante a gestão de Onyx no Simvet.

Em 1994, Onyx foi eleito deputado estadual; se reelegeu em 1998. Na Assembleia Legislativa, foi titular da Comissão de Agricultura e Cooperativismo e propôs e presidiu a Comissão Especial da Inspeção e Fiscalização dos produtos de Origem Animal para Consumo Humano no RS. Autor da lei que institui a obrigatoriedade de exames laboratoriais para detecção de Aflatoxina em alimentos destinados à merenda escolar.

Em 2002, Onyx Lorenzoni foi eleito deputado federal e se reelegeu em 2006, 2010 e 2014, quando obteve 148.302 votos dos gaúchos, em reconhecimento ao seu trabalho. Onyx presidiu a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, em 2008, e se destacou defendendo os produtores rurais na questão do endividamento agrícola. Também é reconhecido como defesor do direito à propriedade. Quando da revisão do Código Florestal, ficou ao lado dos produtores e nos debates, é favorável à biotecnologia. Trabalha pela regulamentação da agroindústria familiar e é o autor da lei que estabelece regras para a produção do vinho colonial. Onyx também é autor dos projetos de lei para regulamentação da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal. Outros fatos relevantes: a proposição das eleições diretas para o Conselho Federal de Medicina Veterinária e o voto em separado contra o PL 1016/2015, que prevê a retirada de importantes atividades que são privativas dos médicos veterinários.

Reconhecido no Congresso Nacional como um dos melhores debatedores, há 13 anos, Onyx é apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - DIAP como um dos parlamentares mais influentes.

Como deputado federal, participou de 12 CPIs, com destaque para a dos Correios, quando foi relator das Normas de Combate à Corrupção, e a CPI da Petrobrás, onde, pela atuação dedicada, foi considerado um estudioso dos processos e dos relatórios de investigação dos atos ilícitos e irregulares na estatal, relacionados à corrupção, superfaturamento e gestão temerária.

Em 2016, teve destaque nacional como relator do projeto que transforma as 10 Medidas contra Corrupção propostas pelo Ministério Público Federal em lei.

Este ano, participa do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, é titular das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, PL0827/15(Lei de Proteção de Cultivares) e PL4850/16(Medidas de Combate à Corrupção) e suplente das comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania, Educação, PEC287/16(Reforma da Previdência), PL1775/15(Registro Civil Nacional), PL5864/16(Carreira da Receita Federal), PL6299/02(Regula Defensivos Fitossanitários).

Onyx Lorenzoni foi o primeiro líder do partido DEM na Câmara dos Deputados e vice-líder por vários anos. Atualmente é secretário geral da Executiva Nacional do Democratas e presidente do partido no Rio Grande do Sul.

Livros publicados: Os 500 dias do PT no governo são outros 500 (2000); Discursos de Oposição (2004); Porto Alegre, uma Capital para o Mundo (2004); A Máfia da Estrela (2006); Fazendo a Diferença (2010); A Máfia da Estrela 2 - O Julgamento (2013).

Biografia(resumo) - Onyx Lorenzoni é veterinário, foi duas vezes deputado estadual no RS e está no 4° mandato como Deputado Federal. Menos impostos, direito à legítima defesa, segurança pública e combate à corrupção são suas principais marcas.
Reconhecido como um dos mais combativos parlamentares, Onyx fez parte de momentos históricos do país, como a CPMI dos Correios, que revelou o esquema do Mensalão, e a CPI da Petrobras. Ano passado, teve atuação destacada na relatoria do projeto das Medidas Contra a Corrupção e Enriquecimento Ilícito, baseado nas 10 medidas do MPF, que recolheram mais de 2 milhões de assinaturas.

Atualizado em 27/03/2017



Compartilhar Imprimir Enviar por e-mail